Apraxia de Fala na Infância: conheça as principais características do distúrbio

A maioria dos casos é de causa idiopática, ou seja, não existe um fator específico (Foto: Banco de imagens)

Apraxiabrasil.org

O que é?

É caracterizada por um distúrbio motor na fala, em que a criança sabe o que quer falar, mas possui dificuldade no planejamento da sequência dos fonemas da fala.

Como o distúrbio se apresenta?

– São crianças que demoram a começar a falar;

– Podem apresentar dificuldades nos movimentos de lábios, língua e bochechas;

– Os erros na fala variam;

– A entonação da fala pode estar alterada;

– Pobre domínio de consoantes e vogais;

– Quanto maior a palavra, mais complexo para a criança conseguir falar;

– Pode apresentar um atraso no desenvolvimento motor global, coordenação motora fina, dificuldade para dançar, pular, andar de bicicleta e, inclusive, se alimentar.

– Tem dificuldade em acertar o ponto articulatório da palavra, mesmo tentando várias vezes. Ao falar “bola”, pode dizer “mota”, “bota”… até dizer “bola”.

Quais as causas da Apraxia de Fala da Infância?

A maioria dos casos é de causa idiopática, ou seja, não existe um fator específico. Os exames convencionais (ressonância magnética, tomografia) não são capazes de detectar a disfunção na área da programação da fala no cérebro. Portanto, o diagnóstico é feito com base nas alterações funcionais.

Quem realiza o diagnóstico?

O fonoaudiólogo com experiência na área é o profissional indicado para o diagnóstico deste distúrbio, por pertencer ao espectro da fala e da comunicação. Geralmente, é necessária a intervenção de outros profissionais, como terapeuta ocupacional, neuropediatra, psicólogo, etc. São avaliados tópicos referentes à linguagem, fala e motricidade orofacial.

Com que idade se pode realizar o diagnóstico da Apraxia de Fala da Infância?

A partir de 2 a 3 anos de idade, é possível reunir características próximas da apraxia de fala da infância, porém, é indicado que a criança realize sessões de terapia fonoaudiológica por alguns meses para confirmar o diagnóstico. É importante ressaltar que a intervenção precoce é essencial para um melhor prognóstico.

Como é o tratamento?

O tratamento fonoaudiológico é individual, frequente e com treinos intensivos para auxiliar no planejamento, programação e produção adequada da fala. O treino em casa orientado pelo profissional é fundamental para intensificar os resultados da terapia.

Orientação aos pais

Muitas vezes, os pais levam os filhos ao pediatra se queixando do filho “demorar a falar” e o médico releva a queixa pela pouca idade da criança. Dizem que ainda “leva tempo” para começar a falar. No entanto, se desconfiarem de algum atraso na fala ou distúrbio, o fonoaudiólogo é capaz de avaliar e orientar a família. Cada criança se desenvolve de modo individual, mas o atraso no tratamento de apraxia pode ser muito prejudicial no desenvolvimento social, intelectual e emocional.

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