Dia Mundial de Conscientização do Autismo: definição, história e evolução

Autismo é classificado como um distúrbio de desenvolvimento complexo (Foto: Banco de imagens)

Jessica Aparecida de Paula

A expressão “autismo” foi utilizada pela primeira vez por Bleuler, em 1911, para designar a perda de contato com a realidade, o que acarretava uma grande dificuldade ou impossibilidade de comunicação (GADIA; TUCHMAN; ROTTA, 2004).

No início dos anos 60, um crescente corpo de evidências começou a se acumular, sugerindo que o autismo era um transtorno cerebral presente desde a infância e encontrado em todos os países e grupos socioeconômicos étnicos-raciais investigados (KLIN, 2006).

Um marco na classificação desse transtorno ocorreu em 1978, quando Michael Rutter propôs uma definição do autismo com base em quatro critérios:

Atraso e desvio sociais

Problemas de comunicação

Comportamentos incomuns, como movimentos estereotipados e maneirismos

Início antes dos 30 meses de idade

Kanner considerava para o autismo uma causa biológica. Depois (1954), essa causa passa a ser psicológica e, posteriormente (1956), de cunho biológico e genético.

Em 1980, na Revisão do Manual Diagnóstico e Estatístico dos Distúrbios Mentais (DSM), realizado pela Associação Americana de Psiquiatria, o autismo recebeu um sistema de classificação multifatorial que obedece à tríade clássica: isolamento social, distúrbio de comunicação verbal e não verbal e repetição de movimentos e de fala com início na primeira infância.

O autismo é classificado como um distúrbio de desenvolvimento complexo, definido de um ponto de vista comportamental, com etiologias múltiplas e graus variados de severidade, que se caracteriza pelo desenvolvimento acentuadamente atípico na interação social e comunicação e pela presença de um repertório marcadamente restrito de atividades e interesses.

Os comprometimentos nessas áreas estão presentes antes dos três anos de idade, quando os pais, em geral, já perceberam e se preocupam com as características observadas, cada vez mais aparentes ao longo do desenvolvimento.

Jessica é pedagoga, pós-graduada em Educação Especial com Ênfase em Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa. É membro da Equipe do Inclua.

@jessicagoncalvespaula

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