Equipe

Caio Toledo

Gestor social

Psicólogo e mestre em Psicologia. Entende inclusão como um movimento para garantir equidade a todos, respeitando a diversidade e olhando as diferenças como potencialidades. Busca, a partir disso, potencializar a vida de muitas pessoas e gerar visibilidade positiva para iniciativas inovadoras voltadas a incluir.

E quais são as motivações para isso?

Ser pai, se importar com pessoas e entender que nossas atividades influenciam, diretamente, a construção do nosso futuro e do nosso entorno.

Guilherme Pereira (Satamig)

Gestor educacional e cultural

Psicólogo e músico, atua também como professor. Considera que inclusão é agregar a diversidade cultural das pessoas, com sabedoria e respeito à vida. Tem, como motivação para transformar vidas, a própria vida, que se transforma a cada respiro.

Algumas curiosidades sobre ele?

É pai de meninas, apaixonado por música, pelas artes em geral e pelo meio ambiente. Elege, como principais missões, o amor ao próximo e a dedicação à vida de um modo mais amplo e comunitário.

Jéssica Duarte

Psicóloga

Analisa a inclusão como oferta de oportunidades e serviços para combater a exclusão, ajudar a tornar um indivíduo independente, para que desenvolva suas capacidades e habilidades, e contribuir para uma sociedade mais justa. Afirma ter garra e desejo de fazer a diferença, incentivando atitudes e pensamentos positivos.

No que acredita?

Na arte de motivar pessoas com ações e planejamentos. Coleciona sorrisos, ama a natureza e as maravilhas que ela nos apresenta.

Maysa Ferreira

Psicóloga

Para ela, todo ser humano é único em suas potencialidades e seu tempo. Incluir, então,  é olhar para a vida com amor e entendimento, saber reconhecer as necessidades e limites de cada um, aceitar e respeitar diferenças e individualidades. Considera-se uma pessoa intuitiva, empática, disciplinada e dedicada, buscando contribuir para um mundo mais justo.

O que a motiva a estar no Inclua?

Ser parte de uma equipe inovadora, acolhedora, que tem um olhar amplo, de crescimento, que visa à inclusão e à acessibilidade, com base na união, respeito e comunicação aberta entre os colaboradores.

Francielly Naves

Educadora social

Geógrafa e Doutora em Geografia. Afirma que inclusão é considerar as diferenças e proporcionar recursos para as necessidades das pessoas, através de humanização, respeito, acolhimento e empatia. Adora se envolver com Educação, questões sociais, jogar xadrez, estar em família e com amigos, apreciar a natureza e celebrar a vida com gratidão.

Como quer transformar vidas?  

Contribuindo na construção coletiva e cotidiana de um mundo melhor, com equidade, fraternidade e justiça social, proporcionando diferenças positivas na vida de alguém.

Igor Savenhago

Coordenador de comunicação

Jornalista, Doutorando em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Acredita que uma sociedade melhor deve estar centrada nos princípios democráticos, que a comunicação tem papel fundamental para manter as pessoas informadas com qualidade e que o Inclua atua nesse sentido. Casou-se com a primeira namorada, é professor universitário e um paulista apreciador das belezas de Minas.   

O que é inclusão pra ele?

É um movimento que busca, ao contrário de influenciar pessoas para que se enquadrem em padrões de comportamento, educar a sociedade para que ela abrace os grupos historicamente marginalizados.

Embaixadores

Patrícia Duarte

Voz conhecida da Rádio Paraíso FM, é casada com o vereador Vinício Scarano, um dos idealizadores do Inclua. Aceitou o convite para ser embaixadora por acreditar que o instituto faz a diferença, promovendo ações que estimulam a convivência comunitária, treinamentos profissionais, educativos e culturais, permitindo que a sociedade acompanhe o desenvolvimento de pessoas com necessidades diferentes e exercite a empatia, a colaboração e o amor.

O que permite sonhar com uma sociedade mais inclusiva?

As novas gerações: crianças e jovens mais livres, sem preconceito, que sabem lidar melhor com as diferenças.

Antônio Claret de Oliveira Júnior

Diretor-geral da Agência Reguladora de Serviços Sanitários e Abastecimento de Água de Minas Gerais (ARSAE) e vice-presidente do Instituto Liberal. Formado em Direito e Medicina Veterinária, foi procurador-geral do Poder Legislativo de Ribeirão das Neves-MG, subsecretário de Meio Ambiente de Minas Gerais e presidente do Conselho da Federação das Indústrias de Minas Gerais e da Comissão da OAB-MG, tendo lecionado na Pós-Graduação da PUC-MG.

Como se envolveu com a causa da inclusão?

Tem um sobrinho, o Davi, que foi diagnosticado com autismo em 2015, o que o levou a entender o transtorno e que poderia apoiar pessoas em condição de vulnerabilidade.